terça-feira, 3 de maio de 2011

Quem disse que amor é diferente de paixão?


Não que eu desacredite disso, até porque já vi alguns casais que namoram ou apenas ficam durante um pequeno período e não chegam a sentir amor, apenas paixão. A diferença? Bom, hoje vejo mais claramente qual a diferença entre os dois.

Quando se sente apenas paixão, o corpo, a mente e o coração pedem aquela pessoa durante o dia todo. Se suspira ao olhar para o relógio, ao lembrar de alguma coisa que o amado gosta, algum momento feliz que se passaram juntos, sorrimos sozinhos, choramos sozinhos e pensamos milhões de coisas que nunca foram ditas. Paixão faz o friozinho na barriga ser constante quando se está chegando a hora de se encontrarem, faz pensar se ele vai reparar no novo corte de cabelo, na nova maquiagem ou até mesmo na roupa nova que você comprou.

Já o amor, é algo maduro. Existe a preocupação se a pessoa amada dormiu bem, se ela se alimentou hoje, se a gripe do dia anterior já diminuiu. Existe o medo de amanhecer sem que ela esteja ao seu lado, medo de perdê-la sem que você tenha dito novamente e incansavelmente que a ama, existe a vontade de cuidar com as próprias mãos. Um beijo na testa vale mais do que aquele beijo ardente da paixão. Não que não faça parte, claro que faz, mas em primeiro lugar se vem o zelo, depois o tesão. Com amor, vale mais adormecer ouvindo o coração bater, dormindo de conchinha, do que aquela noite louca de transa sem se ver no outro dia. Amor te faz suspirar no ouvido da pessoa amada que a ama demais, mesmo que ela esteja dormindo e não esteja te ouvindo. Paixão, você faz questão que ela saiba de tal sentimento independente se faz cinco minutos que a disse.

No amor, a paixão é um estágio diário, ela não é renunciada, até porque amor sem paixão acaba adormecendo e morrendo, mas é sentida de acordo com o momento propício. Já na paixão, é tão recente e mais superficial que não se sente tão afundo, ao ponto de trocar um filme com o amado, a uma balada com o amado e amigos. Não, também não estou dizendo que quem sente amor não se diverte, quero apenas enfatizar a importância que se dá a tais momentos.

Acredito que o ponto certo, é ser um amante apaixonado. Amar tudo que lhe faz bem, tudo que lhe traz um certo prazer em sorrir, em agir, em pensar e claro, em sentir. Ser apaixonado por toda dedicação que se é dada e recebida. E claro, não ter medo de sempre se entregar, sempre fazer do seu máximo, o mínimo de hoje.

Enfim, o que eu espero é que os apaixonados façam questão de amadurecer esse sentimento, ao ponto de entenderem o quão sentir amor, faz bem a alma. Aos que já amam, espero que não abram mão em deixar a paixão ardente e acesa caminhando junto do amor. Aos que não fazem questão de se apaixonar , meus pêsames. Estes não sabem o que estão perdendo e quando se derem conta, pode ser tarde demais.

1 comments:

Yulia Amaral disse...

Ooi bê lindaaaaaaaaaa!
ameei <3

Postar um comentário